segunda-feira, 27 de junho de 2011

1

Momentos Inesquecíveis

Alegria quando diziam: " Vamos à praia!". Os dias demoravam a passar. Finalmente chegava. A madrugada tinha o cheiro, o som e o clima do dia mais feliz da vida! O desconforto da viagem se dissolvia a cada paisagem, à vegetação e aquelas florzinhas que crescem belamente na Mata Atlântica. Mata esta que o homem já devastou quase em sua totalidade, restando pouco a preservar. Em nome do progresso (?).

Ainda me lembro bem: a casinha velha de madeira, cheirando a casa fechada, a geladeira vermelha que só fechava com um elástico (e ainda por cima dava choque!), o sofá de couro preto, rasgado, logo abaixo da janela de madeira descascada sempre repleto de revistas antigas, mas que nos entretinha. O chão de tábuas tortas que faziam barulho, a mesa no meio do cômodo rodeada de banquetas e cadeiras, uma diferente da outra. Os dois quartos com várias beliches, sempre fechados por causa dos pernilongos (eram muitos!), ao anoitecer, telas verdinhas eram colocadas nas portas e janelas, a fim de detê-los, a fila para tomar banho...tudo bem simples, mas para mim, era um palácio, tamanha felicidade. O quintal de areia, servia para brincadeiras e construção de castelos e tinha também os jogos de baralho. Sempre muito divertido!

Mas a melhor parte mesmo era a praia. A ansiedade tomava conta. A caminhada até o mar era uma explosão de expectativas. O encontro era sempre excelso. A areia seca, a molhada, castelos de pinguinho, a água salgada do mar, os mergulhos e brincadeira de pular ondas ou pegar carona com elas...era tudo mágico! Tinha também as fotografias, nada de cameras digitais, era comprar o filme de 24 ou 36 poses, pousar pra foto direitinho para não fazer feio (pois caso contrário, não tinha como apagar!) e depois revelar! 

O barulho do mar, o cheiro da maresia, à noite os grilos cantando...O cansaço era inevitável, e as queimaduras de sol também,o corpo não suportava tantas brincadeiras, tanto divertimento...o sono era profundo. No outro dia, tudo recomeçava...as férias mais felizes...tudo era perfeito...como as conchas do mar...era o encontro do amor com a alegria...era Shangrilá...era simplesmente ou absolutamente...a praia.

Nós e o Mar (Elis Regina)
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli

Lá se vai mais um dia assim,
E a vontade que não tenha fim, este sol.
É viver, ver chegar ao fim,
Essa onda que cresceu, morreu aos seus pés.
E olhar pra o céu que é tão bonito,
E olhar pra esse olhar perdido
Nesse mar azul.
Uma onda nasceu, calma desceu sorrindo,
Lá vem vindo.
Lá se vai mais um dia assim,
Nossa praia que não tem mais fim, acabou.
Vai subindo uma lua assim,
E a camélia que flutua nua no céu




1 comentários:

Erika disse...

Nossa, que descrição da praia, hein? Chega senti a maresia aqui rsrs. O problema do novo endereço do Chá continua, ninguém recebendo as atualizações, não sei como resolver isso, vou escrever para o blogger e ver o que eles respondem!

Postar um comentário

Olá,
É muito bom ter você aqui para comentar, deixar suas idéias e opiniões e também um pouquinho de você!
Obrigada por participar!
Eu também comento aqui. Assim, podemos interagir melhor!
você é muito bem vinda (o)!