quinta-feira, 14 de julho de 2011

1

Eternizando Momentos Num Clique


Recentemente, a prefeitura Municipal de Londrina, através da Secretaria da Mulher (que nesta gestão vem realizando um exelente trabalho aqui na cidade, com a secretária Sueli Galhardi e a diretora da Casa da Mulher Sara Elaine Alexius 'minha querida amiga de infância, adolescência e até hoje rs' ), lançou um Concurso de Fotografias intitulado: "O Olhar da Mulher sobre Londrina". O único critério de participação era de gênero: tinha de ser mulher e cada uma pôde concorrer enviando três fotos com um título para cada uma delas. 
Achei bem bacana esse tipo de incentivo cultural para mulheres de todas as idades, que trouxe premiações para as três primeiras colocadas. As fotos vencedoras são simples (pois podiam ser tiradas até mesmo de celulares), mas muito interessantes.

Fotografia é algo mágico, que eterniza momentos bons, de confraternização e amizade. Também clica momentos trágicos e ruins, mas que contribuem para a história da humanidade.
Fotografias inspiram saudosismo e contribuem para mostrar como estamos envelhecendo, quem estava ao nosso lado... ajudam a escrever a nossa própria história.
É uma forma de olhar nos próprios olhos sem estar na frente do espelho, e se perguntar o que eles estavam transmitindo naquele momento.
Proporcionam matar (ou enganar) a saudade daquela pessoa amada e querida que já nos deixou por aqui e já foi para casa. 
Ah! Também dá para ficar comparando se você era mais bonita loira, morena ou quando tinha aquela franjinha à la "Amelie Poulain", rs rs, ou ver aquela prima (o) "desengonçadinha" (com o perdão da expressão rs) virar aquele mulherão. Ou quando você perdeu seu dente de leite e ficou charmosamente banguela rá rá...mas não estava nem aí de como ia sair na foto e dava aquele baita sorrisão...rs rs.
Mas sou muito grata mesmo pela fotografia porque a nossa memória (por melhor que ela seja) vai se apagando e esquecemos até o rosto de pessoas que foram essenciais em nossa vida na infância, mas que hoje não estão mais junto de nós. E pela fotografia dá para ficar olhando e lembrando o quanto temos dessa pessoa. Mas resumindo: fotografia é tudo de bom! (menos foto 3X4, ninguém merece...)

Vou colocar aqui as fotos vencedoras, as que tiveram menção honrosa e as fotos que tirei para participar do Concurso.
Entre os dias 25 à 29 de julho todas as fotografias ficarão em exposição no Museu de Arte de Londrina, localizado na Rua: Sergipe, 640. Vale a pena conferir,  concorreram cerca de 150 fotografias.
1º Lugar: ACABOU, de Olga Leiria

2º Lugar: LONDRINA 3, de Gina Viviane Mardone Loncomilla

3º Lugar, ANTIGO X MODERNIDADE, de Maria Beatriz Breve Fernandes







O Olhar da Mulher Sobre Londrina. FOTO: Jean Caio Alves

Entardecer no Parque Sob o Céu de Baunilha. FOTO: Patrícia Taconi

O Espelho do Lago. FOTO: Patrícia Taconi
 " A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são" (Peter Urmenyi)


1 comentários:

Flávia Shiroma disse...

Oi Patrícia, tudo bem?
Puxa, eu achei esse projeto super bem bolado. Deve ter sido muito difícil selecionar tão poucas fotos em meio a 150. Eu tenho duas preferidas: a foto da acessibilidade (menção honrosa) e a sua dos prédios!
Lindíssimas e que conseguem expressar uma linda mensagem.

Também quero agradecer o seu comentário no meu blog! Esses gatinhos transformaram muito as nossas vidas não?

Um grande abraço Patrícia e seja sempre bem vinda no meu blog!
:)

Postar um comentário

Olá,
É muito bom ter você aqui para comentar, deixar suas idéias e opiniões e também um pouquinho de você!
Obrigada por participar!
Eu também comento aqui. Assim, podemos interagir melhor!
você é muito bem vinda (o)!