sábado, 16 de abril de 2011

1

Homenagem à Charlie Chaplin

Estou dando uma pausa na pausa, pois não podia deixar de falar de Charles Chaplin, em seu aniversário. O Google também fez uma linda homenagem, não sei se vocês viram. Recentemente li uma de suas biografias e me apaixonei ainda mais por ele. Seu talento nato, o levou a ser reconhecidamente o melhor ator de mímica de todos os tempos. Era exigente em seu trabalho e se necessário gravava centenas de tomadas de uma única cena. O tom crítico dos acontecimentos sociais e da soberba humana fazia parte de seus filmes, mas sempre com aquele toque de doçura próprio de Charlie. Aqui no Brasil ficou conhecido como Carlitos. Quando eu era criança assistia muito na sessão da tarde, lembram? Já na época de faculdade, principalmente no meu curso (Serviço Social) os professores sempre indicavam Tempos Modernos, que fazia uma crítica aos exaustivos trabalhos nas fábricas, onde ele comparava os operários Às máquinas, muito bom! Ao todo, foram mais de oitenta filmes dentre os que mais se destacam estão:
 
O Garoto

¨      O Garoto – Charles Chaplin (O vagabundo), Jackie Coogan (O garoto). Estreou em 1921, mas continua sendo um clássico do cinema.
¨      Em busca do ouro – Charles Chaplin ( O explorador solitário) – Geórgia Hale ( Geórgia). Essa fina comédia entrou em cartaz em 1925 e Chaplin alcançou grande êxito, apesar de seus parcos recursos. Dizem que este é o filme pelo qual Charlie gostaria de ser lembrado.
¨      Luzes da Cidade – Charles Chaplin ( O vagabundo) – Virginia Cherril ( A garota cega). Com componentes alegres e tristes, o filme estreou em 1931. O Vagabundo é, ao mesmo tempo, perdedor e vencedor, como na maioria das vezes.
 
Charles Spencer Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889, em Londres.
Com 5 anos de idade fez sua primeira apresentação no palco. Filho de pais atores, viveu uma parte de sua infância no ambiente do Music Hall entre os artistas da época, o que não significava que eram ricos. A vida era muito difícil. Aquela vida boêmia levou seu pai, Charles também, ao vício da bebida, afetando seu casamento com Hannah, que numa fase de suas vidas conheceu um ator e se apaixonou. Teve um filho dele e nessa época o pai de Charles os abandonou. Este mesmo ator por quem se apaixonou também a deixa e seis meses depois volta para buscar seu filho e desaparece para sempre. Sozinha, Hannah não possuía recursos nem a quem recorrer. Começou a trabalhar como enfermeira em residências e costurava para senhoras da igreja. O dinheiro era pouco então decidiu voltar aos palcos, mas sua voz falhou completamente. Foi vaiada pelo público e o diretor, em desespero, viu o pequeno Charles nos bastidores (com então 5 anos de idade) e o conduziu ao palco: A visão daquela criança iluminada pela luz dos refletores acima da platéia fez os espectadores caírem na gargalhada. Como ele havia crescido entre atores e profissionais do teatro, começou a cantar. O tumulto na platéia se dissipou e moedas foram sendo atiradas ao palco, com pedidos de bis. Quando Charlie disse calmamente que só continuaria depois de recolher todas as moedas, provocou outra gargalhada estrondosa no público.
Depois daquela noite, ela faria apenas mais uma apresentação, mas para Charlie seria o início de uma carreira brilhante, que o fez famoso no mundo todo.

“Para mim, minha mãe foi a mais esplêndida mulher que conheci...Desde então, pelo mundo afora, encontrei muita gente, mas jamais vi uma mulher mais refinada do que minha mãe. Se consegui ser alguma coisa, devo à ela.” (Charles Chaplin, Photoplay, 1915)

Charles Spencer Chaplin, morreu no Natal de 1977, com 88 anos, em Vervey, Suíça. Exatamente um mês antes de eu nascer.

(Fonte: Brown, Pam. Charlie Chaplin. Globo, São Paulo,1991.)

Em O Grande Ditador
Deixarei este belíssimo texto do filme O grande ditador, é de arrancar suspiros, lindo lindo!)
O último discurso (Retirado de O Grande Ditador)
Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio ... negros ... brancos.
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem ... levantou no mundo as muralhas do ódio ... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, emperdenidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio aproximaram-se muito mais. A próxima natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem ... um apelo à fraternidade universal ... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora ... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas ... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: "Não desespereis!" A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia ... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem os homens, a liberdade nunca perecerá.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam ... que vos escravizam ... que arregimentam as vossas vidas ... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina!
Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... Os que não se fazem amar e osinumanos.
Soldados! Não batalheis pela escravidão! lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Estás em vós! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela ... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo ... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos.
Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergues os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!
(Charles Chaplin)


1 comentários:

fingerboarding disse...

Estou cursando Serviço social, assisti tempos modernos,por indicação da professora,adorei.......me apaixonei, depois de ler mais sobre ele.......

Postar um comentário

Olá,
É muito bom ter você aqui para comentar, deixar suas idéias e opiniões e também um pouquinho de você!
Obrigada por participar!
Eu também comento aqui. Assim, podemos interagir melhor!
você é muito bem vinda (o)!