terça-feira, 15 de março de 2011

0

Como formigas no jardim do Planeta Terra


Definição

As tsunamis são ondas gigantes com grande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos. Elas são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos. Estes terremotos marítimos, conhecidos como maremotos, deslocam uma grande quantidade de energia formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos oceanos, podendo provocar catástrofes.

O mundo acompanha estupefato os últimos acontecimentos no Japão. É irônico que o homem possa inventar e criar tantos aparatos tecnológicos, que a ciência e a medicina tenham avançado tanto, agregando mais conforto e qualidade de vida para a população (ou pelo menos uma parte dela) e ao mesmo tempo seja tão frágil ao ponto de nada poder fazer (depois de feito tanto) diante de uma catástrofe como essa e outras que já se realizaram ao longo da história, num completo estado de impotência.

Recentemente tive um sonho no qual eu estava na companhia de mais duas pessoas importantes para mim, estávamos num apartamento, viajando pra algum lugar, quando de repente olho pela janela e vejo uma onda gigante vindo em nossa direção. Olhei para eles e não havia nada que pudéssemos fazer. Somente escondi-me atrás de uma viga e esperei. Não precisa dizer que, mesmo no sonho, um sentimento de: acabou, se apoderou de mim. Mas ao mesmo tempo o fato de: - “não está mais em nossas mãos, não há nada que possamos fazer” me deu a sensação de alívio. Depois disso eu acordei, por minha sorte. Aquilo era um pesadelo.

Passei a refletir como somos tão pequeninos e frágeis diante de tudo. Que nossas vidas, por mais que façamos planos, tracemos objetivos e metas (e deve ser assim, pois temos que avançar) não está em nossas mãos. Todos os dias pessoas se vão de diferentes maneiras e às vezes maneiras inesperadas e surpreendentes. Às vezes pessoas próximas e amadas. Isso me faz lembrar o personagem de Tom Hanks em Náufrago, Chuck Nolan. No filme ele é um sobrevivente de um acidente com um avião da empresa que trabalhava a Fedex (que ironicamente fazia tudo dentro dos prazos minimamente estipulados e vivia em obediência ao relógio, que nunca se atrasava) e vai parar numa ilha deserta. Num dado momento do filme, Chuck tenta se matar, pois o resgate não veio e qualquer tentativa de sair da ilha foi frustrada. Acontece que ele não consegue se suicidar o que o faz refletir que sua vida não lhe pertence. E como nada mais podia fazer, ele disse que aquilo era algo como um cobertor num dia frio (mais ou menos isso que ele disse, rs).

Dias atrás um amigo nosso, marido de uma querida amiga, que sabe pilotar aviões, nos levou para um vôo panorâmico em um bimotor. Bem, suei frio ao decolar (na verdade, quase derrubei o avião, agarrando no manche achando que eram “barrinhas para se segurar” rs rs, mas tudo bem). Lá de cima (não estávamos nem muito alto) pude ver as casinhas, os carrinhos e os caminhõezinhos.... tudo tão zinhos....e me senti menor que uma formiga. Tive um vislumbre da nossa vidinhazinha..... e percebi como somos pequenos e às vezes nos julgamos os maiorais.

Quero com isso dizer que, é bom que vivamos o melhor possível nesta vida, pois viver é bom e gosto muito de viver, com responsabilidade, amor e crescimento, em todos os aspectos. Mas não percamos a perspectiva de algo mais, de valores duradouros, de gestos nobres, de pensar o que é a nossa vida e como a estamos gastando. Comecei falando de Tsunami e cheguei aqui. Não por acaso. Tsunami lembra mortes, tristeza, perdas, desilusão...talvez não para todos. Os próprios japoneses sempre surpreendem os ocidentais em sua serenidade e estoicidade diante desses acontecimentos. Novamente, como no post anterior, encontro algumas respostas nas escrituras, não todas que gostaríamos, mas creio as necessárias na primeira carta do apóstolo Paulo aos Tessalonissenses:
  “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não tem esperança. Cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em Jesus, Deus os tornará a trazer com Ele” (I Tes. 4:13-14)

Por isso:
Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar;
Em tudo daí graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito;
Não desprezeis as profecias;
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda espécie de mal.
O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso senhor Jesus Cristo.
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
(I Tes. 5:16-23, Bíblia edição contemporânea de Almeida).

Paz à todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,
É muito bom ter você aqui para comentar, deixar suas idéias e opiniões e também um pouquinho de você!
Obrigada por participar!
Eu também comento aqui. Assim, podemos interagir melhor!
você é muito bem vinda (o)!