segunda-feira, 30 de maio de 2011

0

Bonequinha de Luxo, puro glamour

Audrey Hepburn


Bonequinha de Luxo ( Breakfast at Tiffany´s, EUA, 1961)
Filme baseado no Livro publicado em 1958, escrito pelo americano Truman Capote. Dirigido por Blake Edwards, estrelado pela belíssima Audrey Hepburn e George Peppard.
Um clássico do cinema que sempre tive vontade de ver e finalmente neste fim de semana assisti (comecei no domingo e terminei na segunda, há há). É uma estória simples e até inocente, que fala da vida de Holy (Hepbun), uma moça que quando menina, aos 14 anos de idade, foge para Hollywood na esperança de ser atriz. Acaba por ser uma garota de programa bancada por um mafioso. Sai  com homens por dinheiro, mas o que pretende é casar com um rico milionário e se garantir na vida. É curioso que em certa altura do filme, ela conhece um brasileiro milionário, o José da Silva Pereira (que possuía negócios escusos e incertos) que quer levá-la para a América do Sul, destino: Rio de Janeiro. Ela passa a ter uma sincera amizade por seu vizinho, Paul Varjak, escritor que também é “patrocinado” por uma rica senhora casada. Ao final eles se apaixonam e o filme termina com um beijo bem cinematográfico, com direito à uma abundante chuva caindo sobre eles.
O filme encanta pelo belo cenário de Nova York da década de 60, pela delicadeza e elegância da personagem e pela belíssima trilha sonora. A música, que Audrey canta num dado momento do filme, é a Moon River.
Nuances: Holy tem um gato que não tem nome e numa interessante conversa que tem com Paul, após ser abandonada por José, fala que ele não tem nome porque ela também não tem nome (O nome verdadeiro dela é outro) e tem medo de ser presa à alguém. Paul rebate dizendo que é ela mesma quem constrói as grades que tiram sua liberdade.
Um filme água com açúcar que vale a pena ver. Para quem gosta de filmes antigos.
“(...) Dois nômades
Saindo para ver o mundo
Tem tanto
Do mundo para ver
Nós estamos atrás
Do mesmo fim do arco-íris
Esperando na forca
Meu doce amigo
Rio da lua
E eu (...)”

(trecho de Moon River)




Truman Capote com seu gato

sexta-feira, 13 de maio de 2011

0

Parabéns à todos os Assistentes Sociais


Aos profissionais que com muito empenho, profissionalismo e criatividade lutam a cada dia pela efetivação dos direitos de milhares de brasileiros por todo o país, meus parabéns!
Aos profissionais que lutam pelos excluídos, pelos "invisíveis na sociedade" (termo de Amartya Sen), pelos "desfiliados" (Castel),  para que consigam não só prover suas mesas de alimento, mas sim tenham seus filhos na escola, com saúde e educação, meus parabéns!
Aos profissionais que trabalham não só pela conquista dos mínimos sociais, mas sim para que a população usuária seja protagonista e participante da vida política, meus parabéns!
Aos profissionais que lidam com crianças e adolescentes, outrora (num tempo não muito distante) tratados como meia pessoas e escondidos pela família e pela sociedade, num tempo em que só existia repressão,  para que hoje se firme as prerrogativas conquistadas nas leis de proteção integral, como sujeito de direitos que são e para cobrar da sociedade, do Estado e da família o dever dessa proteção que lhe é cabida, meus parabéns!
À você, assistente social, que com labuta e suor, travam sua lutas diárias, seja com usuários, com interesses (ou desinteresses) políticos,com o preconceito, com a burocratização, com a falta de recursos, com a ética (ou a falta dela), com o conservadorismo...enfim....essa lista não teria fim.
Que a renovação seja uma constante em sua vida: que você se renove profissionalmente, emocionalmente, espiritualmente, fisicamente, e novamente reúna forças para continuar... Porque aqui plantamos sementes que outros colherão no futuro. E que saibamos regar e cuidar do que nos foi confiado da melhor forma que pudermos. Um apertado e carinhoso abraço à todos!
Estamos juntos nesta jornada e mais uma vez: meus parabéns!
(Patrícia Taconi)